Utilizamos cookies para melhorar este website. Ao continuar a navegá-lo, está a concordar com a nossa utilização de cookies. Saiba mais aqui.
OK
Contactos
08/11/2023

Requisitos para Armazenamento de Vacinas Refrigeradas

Mercatus
2 Minutos de Leitura

As vacinas, classificadas como substâncias biológicas sensíveis, e medicamentos sujeitos a receita médica (MSRM) devem ser armazenados à temperatura correta no armário de refrigeração de uma farmácia especializada.

O armazenamento de vacinas fora da temperatura recomendada, inclusive durante o transporte, pode causar danos irreversíveis, que podem resultar na falha da eficácia das mesmas, levando a uma resposta imunológica indesejada e a uma proteção deficiente do paciente que está a ser imunizado. Além disso, o armazenamento incorreto de vacinas também se traduz em custos e desperdícios desnecessários para o setor farmacêutico.

Tendo isto em mente, o responsável pelas vacinas deve seguir as diretrizes estabelecidas pela Public Health England em conformidade com a rede de frio, ao mesmo tempo que adere às melhores práticas para vacinas individuais fornecidas pelos fabricantes.


O que é uma rede de frio?

A conformidade da rede de frio refere-se às condições de temperatura fria em que determinados produtos, incluindo vacinas, devem ser mantidos durante o armazenamento e respetiva distribuição. Embora a temperatura exata varie de fabricante para fabricante, normalmente varia entre +2 ºC a +8 ºC até ao ponto de administração.

É importante que as vacinas nunca sejam congeladas. Isto porque pode resultar na sua deterioração e perda de potência aumentada, ao mesmo tempo que aumenta a reatogenicidade. Mais especificamente, as emulsões nas vacinas podem tornar-se instáveis, podem aparecer fissuras finas em seringas ou frascos pré-cheios e as proteínas da vacina podem tornar-se desnaturadas. Na Mercatus Bioscience desenvolvemos as nossas soluções de refrigeração com segurança anticongelante que regula a unidade de refrigeração para garantir que a temperatura não desce abaixo de +2 ºC. Isto garante que as amostras nunca sejam submetidas a temperaturas de congelamento, comprometendo assim a estabilidade da amostra.

Para obter mais informações ou conselhos sobre soluções científicas de refrigeração, entre em contacto com a nossa equipa.