Utilizamos cookies para melhorar este website. Ao continuar a navegá-lo, está a concordar com a nossa utilização de cookies. Saiba mais aqui.
OK
Contactos
16/11/2023

5 Boas Práticas para o Armazenamento de Vacinas no Armário de Refrigeração de uma Farmácia

Mercatus
2 Minutos de Leitura

Infelizmente, a eficácia das vacinas não pode ser garantida se a vacina não for armazenada corretamente.

1. Armazene as vacinas na embalagem original, garantindo que os números dos lotes e as informações sobre o prazo de validade são preservados. As nossas gavetas de medicamentos foram concebidas com isto em mente. Possuem grande capacidade com disposição variável de altura, profundidade e largura permitindo organizá-las de acordo com o tamanho e formato da embalagem original.

2. Garanta o cumprimento do resumo específico do fabricante de cada vacina, normalmente significa proteger as vacinas da luz e armazená-las a temperaturas entre +2 ºC e +8 ºC. O objetivo deve ser o ponto médio de +5 ºC. É por isso que os armários de refrigeração da Mercatus Bioscience possuem essa faixa de temperatura exata, configurados para trabalhar no setpoint de +5 ºC.

3. O sistema de refrigeração da Mercatus Bioscience foi otimizado para garantir uma refrigeração uniforme e estável, permitindo fluxo de ar suficiente entre as embalagens das vacinas.

4. Mantenha as vacinas longe das paredes do armário de refrigeração para as proteger contra possíveis congelamentos, que inutilizam as vacinas. No entanto, isso não é uma preocupação se utilizar os armários de refrigeração para farmácia da Mercatus Bioscience. Foram especialmente projetados para que os produtos fiquem dentro das gavetas, que funcionam como barreira nas paredes dos armários. Isto facilita a utilização diária e ajuda os operadores a otimizar a capacidade interna sem receio de deterioração.

5. Mantenha o stock de vacinas, rodando-as dentro do armário de refrigeração para que as que possuem validade mais curta sejam utilizadas primeiro. Pode ser benéfico designar diferentes vacinas em diferentes áreas do armário de refrigeração para que o pessoal saiba onde cada vacina está armazenada. As etiquetas na porta externa podem ajudar e reduzir o tempo que esta fica aberta. Cada armário de refrigeração farmacêutico da Mercatus Bioscience possui divisórias que permitem uma melhor organização dentro de cada gaveta e separação dos produtos. Além disso, cada divisória tem como opção colar uma etiqueta na parte da frente de cada gaveta para permitir a correta designação.

Devem ser nomeadas duas pessoas para supervisionar os pedidos e cuidados de quaisquer vacinas no local. Isto inclui garantir que sejam armazenados com rapidez e precisão e que a rede de frio seja sempre respeitada. A monitorização regular das vacinas também deverá evitar a rutura de stock, a acumulação e a encomenda excessiva. Assim, consegue reduzir o risco de administração de vacinas desatualizadas, garante o armazenamento eficiente no armário de refrigeração e o fluxo de ar, diminui o desperdício e o custo da eliminação de vacinas. Todos os armários farmacêuticos Mercatus Bioscience foram cuidadosamente projetados para permitir o fluxo de ar, garantindo que cada gaveta seja refrigerada de forma uniforme.

A nossa equipa de especialistas desenvolveu internamente o Dialog IoT, que permite a monitorização, 24 horas por dia, 7 dias por semana, do desempenho dos armários de refrigeração e das condições ambientais. Todos os modelos Acura apresentam Dialog IoT como padrão e uma bateria de backup integrada que alerta, imediatamente, os utilizadores por e-mail e por notificação em caso de falha de energia.